Minicursos e oficinas

Minicursos do VIII ENESEC

Título do minicurso Ministrante

Descrição do minicurso

A atuação do profissional de Secretariado na Internacionalização da Educação Superior
Fernanda Leal e Luciane Stallivieri Objetivo: Proporcionar conhecimentos básicos sobre o processo de Internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) e discutir a atuação do profissional de Secretariado Executivo nesse contexto.

Ementa:
– Internacionalização x Globalização (definições, histórico, principais pressupostos);
– Internacionalização: Oportunidades, riscos, consequências;
– Principais dimensões da Internacionalização;
– Competências requeridas para profissionais da área de Gestão da Cooperação Internacional.

A atuação profissional sob a óptica da inovação  Ana Cristina Brandão Ribeiro Silva Objetivos:– Discutir as competências do profissional buscando outras atribuições em sua organização e/ou setor de trabalho por meio da transformação do conhecimento em inovação.- Apresentar as vantagens da inovação para atuação do profissional. Identificar as atribuições e competências dos profissionais adequados ao novo modelo organizacional, observando a atuação do profissional ao utilizar a Gestão da Informação e do Conhecimento sob a óptica da inovação.
CERIMONIAL E REGRAS PROTOCOLARES: do decreto às saias justas! Lisiane Freitas de Freitas Objetivos:
Preparar profissionais para o desenvolvimento de atividades de assessoria de eventos públicos e privados; aplicar corretamente as Regras Protocolares, utilizando-se dos preceitos do Decreto nº 70.274, de 9 de março de 1972, que regula as normas de precedência.
Ementa:
Cerimonial e Protocolo
– Conceito de Cerimonial
– Definição de Protocolo
– Critérios para uso da Precedência
Ordem Geral de Precedência
– Decreto nº 70.274, de 9 de março de 1972, que regula as normas de precedência.
– Ordem de Precedência entre os MinistériosPrecedência de Bandeiras
– Uso correto da Bandeira Nacional
– Erros mais comuns no uso da Bandeira NacionalEquipe do Cerimonial
– Mestre de Cerimônias
– Recepcionistas
– Cerimonialista
Concursos públicos na área secretarial Fernanda Fonseca Machado
– Definição de concurso público
– Editais
– Vagas
– Conteúdo programático
– Vagas para a área secretarial
– Principais problemas com as vagas na área secretarial e possíveis soluções
– Salários oferecidos
– Validade do concurso
– Posse
Dealing with English pronunciation in worldwide communication Alison Roberto Gonçalves Considering the status of lingua franca that English has achieved, serving as a means of communication among speakers of different language backgrounds, this minicourse will cater students with resources to achieve successful communication when using English to interact. The importance of pronunciation for communicating will be debriefed, followed by an introduction to the symbols of the International Phonetic Alphabet, which can be used as a tool to help learners develop their pronunciation skills. Moreover, practical activities that deal with some English vowels, consonants and syllabic patterns that are known for posing difficulties to Brazilians in perception and production will be offered. The focus of this minicourse is grounded on principles arising from research on multilingual education and speech assessment with second-language (L2) features, which demonstrate that speakers need to be able to adjust their habitual modes of perception and production to be more effective in L2 interactions.Observação: este minicurso será ministrado em língua inglesa.
Ensino de tradução no contexto do Secretariado
Edelweiss Vitol Gysel e Filipe Mendes Neckel Ementa: Introdução das noções de terminologia e de tipologia textual, visando uma familiarização com a subcompetência bilíngue e textual. Prática de tradução de textos corporativos autênticos, informada por conceitos teóricos relevantes à Didática de Tradução e realizada por meio da Abordagem por Tarefas de Tradução.
Marketing pessoal Martin de La Martinière Petroll O objetivo do minicurso é apresentar e discutir conceitos básicos de marketing e como esta área instigante pode contribuir para o atingimento de realizações pessoais e profissionais de todos da área do Secretariado e afins.
Construção de um projeto de pesquisa
Kátia Denise Moreira O objetivo do minicurso é apresentar questões básicas sobre a metodologia da pesquisa científica, no sentido de orientar o participante na construção de um projeto de pesquisa – Artigos, Trabalhos de Conclusão de Curso, Monografias.
O papel do profissional em Secretariado na cultura organizacional Francisco Raimundo Sousa A proposta deste minicurso é discutir tanto os aspectos éticos quanto o papel do profissional em Secretariado na cultura organizacional, no que tange a adaptabilidade aos elementos que fazem parte da característica cultural da organização e o que fazer com as questões ideológicas, valores individuais e aprendizado do Secretariado na graduação.
Uma análise filosófica do Código de Ética do profissional de Secretariado Maria Alice da Silva Objetivo: Analisar os principais conceitos do código profissional, tais como, moral, ética, direitos, solidariedade, imparcialidade e outros. Ilustrar tais conceitos com seus princípios, lugares e importância dentro da tradição filosófica.Ementa:– Estudo do código de ética do profissional do secretariado;
– Análise do fundamento do conteúdo filosófico;
– Análise dos princípios éticos apresentados no código;
– Apresentação de teorias éticas relacionadas com os conceitos e princípios;
– Indagações do agente moral para guiar sua conduta pessoal e profissional;
Identidade e o mundo de trabalho do Secretário Executivo Marília Gabriela Lobato

Objetivo:

Discutir a relação conceitual que se estabelece entre o mundo de trabalho do Secretário Executivo e as informações oficiais utilizadas pela Relação Anual de informações Sociais para, então, compreender identidade profissional.

Ementa:

Discussões contemporâneas sobre o mundo flexível do trabalho que influencia a forma como os profissionais atuam no ambiente laboral, suas atribuições e cargos. As diferenças no mercado formal do Secretário Executivo em cada Unidade da Federação, tendo por base a Relação Anual de informações Sociais (RAIS). Determinações que influenciam na construção da identidade do profissional de Secretário Executivo, a partir de análises históricas, sociais e econômicas que permeiam a profissão.

Oficinas do VIII ENESEC

Título da oficina Ministrante Descrição da oficina
A produção de artigos para o Secretariado Cristina de Souza Prim Ementa: A oficina desenvolverá discussões de estratégias de produção de artigos para o secretariado, escrita acadêmica, além de obstáculos na construção dos mesmos.Objetivos:– discutir o propósito do artigo na área do secretariado
– apresentar as etapas do artigo
– elaborar/adaptar dados experimentais à estrutura de um artigo.Público-alvo:Interessados em divulgar pesquisas na área do secretariado ou em analisar informações já publicadas.
Comunicação assertiva Denise Zaninelli A comunicação assertiva é criativa, transparente, por meio da qual as pessoas expressam suas necessidades, seus pensamentos e sentimentos de forma honesta e direta, sem violar os direitos dos outros. Para o profissional de Secretariado, comunicar-se, assertivamente, significará ampliar as habilidades de facilitador da comunicação na gestão executiva
Criatividade e inovação: ferramentas de gestão para o Secretário
Fernanda Cristina Sanches Inovação. Criatividade. Design Thinking. O valor de novas ideias. Inovação para a sustentabilidade. Ferramentas de gestão. Criatividade no desempenho da profissão secretarial.
Do Papel e Caneta para as Nuvens: Uso da TI nas Nuvens para aumento da produtividade pessoal e no trabalho Job Diógenes Ribeiro Borges Numa era em que o volume e a complexidade da informação não param de aumentar, precisamos cada vez mais de métodos e ferramentas que sejam eficazes em lidar com todos os compromissos, que consciente e inconscientemente criamos na interação com essa informação”. Neste curso os alunos aprenderão na prática como usar várias tecnologias de informação, disponíveis pra computadores e dispositivos móveis (Celular/Tablet), para o aumento da produtividade tendo como guia o método GTD de David Allen.
Empreendedorismo Social Thiago José de Chaves Apresenta uma reflexão sobre a evolução econômica, social, cultural do mundo; o futuro do Emprego; a Crise de Identidade Profissional; a Felicidade e Propósito do Trabalho como Empreendedor social; exemplos de empreendedores sociais que aliam propósito e retorno financeiro para suas organizações. Essa é a oportunidade para você descobrir suas habilidades como empreendedor social e saber utiliza-las da melhor forma, seja no trabalho ou no seu próprio negócio! A partir da cocriação e criatividade coletiva de todos os presentes esta oficina propõe uma desconstrução da sua realidade atual e o planejamento para  soluções mais empreendedoras do seu dia a dia.
Gestão da informação e documentação: Informações básicas para profissionais do Secretariado

Priscila Machado Borges Sena

Informações básicas para profissionais do secretariado tem o objetivo de disseminar os conhecimentos teóricos relacionados aos procedimentos de gestão da documentação, aliados aos conceitos da gestão da informação, visando preparar os profissionais da área do secretariado para aplicar esses conhecimentos nos ambientes de trabalho em que atuam.
Gestão de conflitos

Katia Denise Moreira

O objetivo da oficina é apresentar teoria sobre conflitos, principalmente aqueles interpessoais, como também, realizar dinâmicas que envolvem o tema.
Redação Oficial e Empresarial: abaixo ao Burocratês!

Fernanda Leal

Objetivo: Capacitar estudantes e profissionais de Secretariado a usar os princípios da Redação Oficial ao redigir e revisar textos de natureza oficial e empresarial, com vistas à comunicação clara, concisa e efetiva.Ementa:
– Redação Oficial: princípios; evolução; recomendações gerais.
– Aspectos gramaticais aplicados à Redação Oficial: Gerúndio e gerundismo; expressões especiais; falsos elementos de coesão; complementos de auxílio ao enriquecimento da escrita.
– Pronomes de tratamento; fechos; identificação do signatário.- Principais modalidades de comunicação escrita oficial e empresarial.
Trabalho em equipe na área de Secretariado (ações coletivas)

Keila Raquel Wenningkamp

Esta oficina é desenvolvida com o objetivo de refletir sobre a atuação do profissional de Secretariado em contextos caracterizados pela coletividade. Dessa forma, alguns dos aspectos abordados são: contexto organizacional em que o secretário(a) atua; definição e conceitos de ações coletivas e trabalho em equipe; aspectos determinantes para o sucesso de uma ação coletiva; benefícios da coletividade; desafios da atuação em conjunto. A oficina envolve principalmente dinâmicas e exposição dialogada.

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