Currículos dos palestrantes

Palestrantes do VIII ENESEC

Título da palestra Palestrante Currículo
Conferência magna: O DNA do profissional de Secretariado
isabel

Isabel Cristina Baptista

Presidente do Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado de São Paulo (SINSESP). Secretária Executiva pela Universidade de Taubaté (Unitau), em 1983, antes da regulamentação da lei de Secretariado. Pós-graduação em Programação Neurolinguística pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atuou em empresas de médio e grande porte. Presidente do Centro de Desenvolvimento Profissional (Develop). Editora da Revista Cientifica “Gestão e Secretariado”. Conselheira no Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA) – biênio 2012/2014. Participou dos eventos anuais Educational Forum and Annual Meeting (EFAM), de 2010 a 2013, promovidos pelo International Association of Administrative  Professionals (IAAP), realizados nos Estados Unidos da América. Presidente do Capítulo Brazil (consolidado em 3 de março de 2012 junto ao IAAP). Idealizadora e gestora do Congresso Internacional de Secretariado (COINS). Autora do Capítulo: “O papel das Entidades de Classe: Dados da história e conquistas atuais.” do Livro: Excelência no Secretariado.

Palestra: Pertencimento ao Secretariado 2166af7Eliane Wamser

Mestra em Educação: Ensino Superior; Consultora e instrutora de treinamento nas áreas de: Etiqueta Empresarial e Protocolo Corporativo, Assessoramento Executivo e Postura Profissional no Atendimento; Especialista em desenvolvimento profissional e capacitação de profissionais do secretariado e assessoria executiva; Professora do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da Universidade Regional de Blumenau (1992-2009); Membro da equipe de coordenação do Grupo de Intercâmbio de Experiências de Secretárias da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (Blumenau-SC); Parecerista da Revista Científica de Gestão e Secretariado (GeSec); Gestora Educacional do Instituto Bem Viver. Autora do livro “A secretária que faz…”. Linkedin.

3º Colóquio Nacional de Práticas e Relatos de Experiências em Secretariado: Identidade e pertencimento do Secretariado no mercado de trabalho RaquelRaquel Carolina Ferraz D’ely

Possui graduação em Licenciatura em Letras/Inglês (1979), Mestrado em Letras Inglês e Literatura Correspondente (1983), e Doutorado em Inglês e Linguística Aplicada (2006) pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. É professora adjunta dessa instituição desde março de 2010, atuando nos cursos de graduação e pós graduação em Letras-Inglês e Letras – Secretariado Executivo em Inglês, junto ao Departamento de Língua e Literaturas Estrangeiras (DLLE). Também foi bolsista Recém-Doutor da CAPES (ProDoc) nessa mesma instituição, no período de janeiro de 2008 a maio de 2009. Atuou como presidente da APLISC (Associação dos Professores Língua Inglesa de Santa Catarina) no ano de 2008, e como vice-presidente no ano de 2007. Possui também experiência no ensino a distância, tendo atuado no período de 2008 à 2009 como tutora e 2010 até o presente momento como professora. Também faz a coordenação pedagógica da equipe de tutores do curso de Espanhol na modalidade a distância. Foi colaboradora do PECPISC (Programa de Formação Continuada de Professores de Santa Catarina), e tem se engajado em ações pedagógicas na área de formação de professores de língua estrangeira desde 2002, no momento atuando em um curso de formação continuada a distância em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de Letras e Lingüística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de L2, produção oral em L2, tarefas e processos metacognitivos no desempenho oral em L2, formação de professores e ensino na modalidade a distancia. Faz parte do grupo de pesquisa AQUILES – Aquisição de Inglês como Língua Estrangeira: questões teóricas, questões pedagógicas e questões de metodologia de pesquisa. Currículo Lattes.

3º Colóquio Nacional de Práticas e Relatos de Experiências em Secretariado: Identidade e pertencimento do Secretariado no mercado de trabalho IMG_4330Odete da Silva Cândido

Pós-graduada em MBA Executivo Administração Global  na  pela Universidade Independente de Lisboa e Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC,  possui  Curso de Técnico em Secretariado pelo Conselho de Educação do Ceará. Graduada em Pedagogia – FAED/UDESC. Experiências : Iniciou sua carreira como  Secretária, atuou como   Pedagoga  no Projeto Casa Aberta: Programa de Integração com a Comunidade na Empresa  Eletrosul  e desde 2000 vem executando as atividades de Secretária da Tractebel Energia.

3º Colóquio Nacional de Práticas e Relatos de Experiências em Secretariado: Identidade e pertencimento do Secretariado no mercado de trabalho Thaise
Thayse Kiatkoski Neves

Possui graduação em Letras – Secretariado Executivo em Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Gestão Empresarial Estratégica pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/SC). Graduanda em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trabalhou seis anos na área de pesquisa de mercado e opinião pública. Atualmente, é secretária-executiva e Secretária Adjunta de Aperfeiçoamento Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina.

3º Colóquio Nacional de Práticas e Relatos de Experiências em Secretariado: Identidade e pertencimento do Secretariado no mercado de trabalho Eneida Maria Stein

Secretária Executiva, Graduada em Sociologia, funcionária concursada na Procuradoria Geral do Município de Curitiba. Pós-graduada em Recursos Humanos pela FAE, MBA em Gestão Pública pela OPET, MBA em Gestão Pública pela FACEL, MBA em Estudos Avançados em Administração, Finanças e Auditoria Pública pela FACEL. Docente em Cursos Técnicos, Superiores e Pós-Graduação de Contabilidade, Recursos Humanos, Informãtica, Quimica, Secretariado, Hospitalidade, Saúde Bucal, Ator e Administração, ministrando as disciplinas de Relações Humanas no Trabalho, Psicologia organizacional, Ética, Teoria Geral Administração e Cerimonial, Organização de Eventos, Prática Secretarial, Elaboração e Análise de Projetos, Redação Comercial, Planejamento, Marketing e Fundamentos Psicossociais da Administração. Consultoria Empresarial em Secretariado e Gestão de Pessoas. Voluntária no Projeto de Alfabetização para Adultos na Comunidade “Jardim Cosmos” e Vila Zumbi.

5º Fórum Nacional de Discussões com Estudantes de Secretariado:  Identidade e pertencimento do estudante de Secretariado no Século XXI servletrecuperafotoEduardo Cesar Pereira Souza

Pós-graduando em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira. Graduado em Secretariado Executivo (Bacharelado) pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Secretário Executivo – Registro Profissional SRTE/SP nº 50423/2015. Técnico em Secretariado pelo SENAC Minas Gerais – Registro Profissional SRTE/MG nº 2214/2010. Foi bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq (2012/2013). Realizou Mobilidade Acadêmica Internacional de três semanas na Universidade de Salamanca (USAL), na Espanha (2013). Cursou Mobilidade Acadêmica ANDIFES na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais (2013/2014). Foi Assessor Estratégico e Diretor-Presidente da ELITE Empresa Júnior do curso de Secretariado Executivo (UNIFAP). Estagiou nas organizações: Embrapa Amapá, Fecomércio Amapá, Governo do Amapá (Secretaria de Estado da Fazenda) e Ministério Público Federal (Procuradoria da República no Amapá). Participa dos seguintes grupos: Núcleo de Estratégia, Gestão e Estudos Organizacionais (NEGEO/UNIFAP) e Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Secretariado (GPISEC/UFS). É associado à Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC). Possui artigos científicos e textos diversos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Tem interesse de pesquisa pelas seguintes áreas: Estudos Organizacionais; Línguas Estrangeiras; Secretariado. Currículo Lattes.

Minicurso: A atuação do profissional de Secretariado na Internacionalização da Educação Superior  

Lu

Luciane Stallivieri

servletrecuperafotoFernanda Leal

Graduada em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade de Caxias do Sul – UCS. Mestre em Cooperação Internacional pela Universidade São Marcos – São Paulo – SP. Doutora em Línguas Modernas pela Universidad del Salvador – USal, Buenos Aires. Professora do Centro de Ciências Humanas da Universidade de Caxias do Sul. Assessora de Relações Internacionais na Universidade de Caxias do Sul. Presidente do Fórum das Assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais – FAUBAI. Secretária Executiva da Presidência da Associação das Universidades de Língua Portuguesa – AULP. Secretária Executiva da Organização Universitária Interamericana – OUI – Região Brasil. Coordenadora do Instituto de Gestão e Liderança Universitária – Centro IGLU – Brasil. Membro do Grupo Assessor de Cooperação Internacional da CAPES. Membro da Comissão de Internacionalização do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras – CRUB. Pesquisadora sobre o tema: Internacionalização do Ensino Superior, Cooperação e Mobilidade Acadêmica Internacional. Professora do Programa de Pós-graduação – Mestrado em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, onde ministra a disciplina Internacionalização da Educação Superior e Gestão da Cooperação Acadêmica Internacional. Pesquisadora do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária – INPEAU – UFSC. Currículo Lattes.

Doutoranda em Administração (ESAG/UDESC), mestre em Administração (PPGADM/UFSC), especialista em Secretariado Executivo – Gestão de Pessoas e Processos (CESUSC), bacharel em Secretariado Executivo Inglês (UFSC) e tecnóloga em Comércio Exterior (UNISUL). Secretária-executiva e Coordenadora de Apoio Administrativo da Secretaria de Relações Internacionais da UFSC. Coordenadora institucional substituta do Programa Ciência sem Fronteiras. Ministrante do curso “Redação Oficial” da Coordenadoria de Capacitação de Pessoas da UFSC. Criadora e administradora das páginas redacaooficial.ufsc.br, oportunidadesinternacionais.ufsc.br e secretariadoexecutivo.ufsc.br. Pesquisadora nas áreas de Administração e Secretariado Executivo, atualmente com ênfase na Internacionalização da Educação Superior. Parecerista da Revista de Gestão e Secretariado (GeSec). Recebeu menção honrosa pelos trabalhos apresentados nos seguintes eventos científicos: Congresso dos Secretários das Universidades Brasileiras – CONSUB 2012 (1º lugar), Congresso Internacional de Secretariado – COINS 2013 (2º lugar), Prêmio Científico de Produção Acadêmica/Científica em Secretariado – 2014 (1º lugar) e Encontro Nacional dos Estudantes de Secretariado – ENESEC 2014. Currículo Lattes.

Minicurso: A atuação profissional sob a óptica da inovação AnaCristinaAna Cristina Brandão Ribeiro Silva Mestre em Ciências da Educação, Pós-graduada em Gestão de Pessoas, Qualificação em Gestão por Processos, Formação Gerencial e Relações Humanas. Bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue. Diretora de Administração e Logística no Setor Público Federal. Experiência de 25 anos em Assessoria e Gestão com atuação no setor público e privado. Experiência no Ensino Superior como Coordenadora Geral, Coordenadora de cursos de Graduação, e, Docente nos cursos de Administração, Contabilidade, Pedagogia, Secretariado Executivo e Sistemas de Informação. Docente em Cursos de Pós-graduação (Lato Sensu). Palestrante e Instrutora (Nacional e Internacional), com temas em diversas áreas do conhecimento acima citadas, inclusive Gestão da Informação e do Conhecimento. Autora e Coautora de Livros com temas direcionados as áreas de Secretariado, Gestão da Informação e do Conhecimento e Gestão de Pessoas. Autora e Coautora de trabalhos didáticos, pedagógicos e institucionais nas organizações que atuou e atua. Autora de diversos Artigos Científicos com temas, inclusive na área da Gestão do Conhecimento e da Informação. Orientadora de TCC, Avaliadora de Bancas de TCC, Avaliadora de Bancas Examinadoras de Artigos Científicos (Nacional e Internacional), Professora de Bancas de Concurso Público Federal, Municipal e Estadual. Pesquisadora nas áreas da Educação, Administração, Gestão de Pessoas, Relações Humanas, Gestão da Informação e do Conhecimento e Secretariado.
Minicurso: CERIMONIAL E REGRAS PROTOCOLARES: do decreto às saias justas! servletrecuperafotoLisiane Freitas de Freitas

Professora concursada e Coordenadora do Curso de Secretariado Executivo da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Possui graduação em Secretariado Executivo pela Universidade Estadual de Londrina (1998). Especialização em Consultoria Empresarial pela (FACCAR) em 1999. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2013). Doutoranda do Programa de Doutorado em Estudos da Linguagem da UEL. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Secretariado Executivo, atuando principalmente nos seguintes temas: técnicas secretariais; metodologia de pesquisa; didática no ensino superior; coordenação e orientação de estágio supervisionado; cerimonial e protocolo; eventos. Além disso, desenvolve estudos na área de Leitura aplicada; formação de leitores; crítica genética e análise de discurso. Currículo Lattes.

Minicurso: Concursos públicos na área secretarial OLYMPUS DIGITAL CAMERAFernanda Fonseca Machado Cursou Bacharelado em Secretariado Executivo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUC (1994/1998) .Durante este período atuou como secretária executiva em várias instituições públicas e privadas .Em toda sua graduação participou ativamente dos eventos e movimentos da categoria. A partir de 1998, atuou como docente em cursos livres na área secretarial, em instituições como SENAC, SENAI, Microlins e etc. Já em 2001 atuou como docente no Curso Superior de Secretariado Organizacional Formação Trilíngue da Universidade Católica de Pelotas-RS, coordenando o Laboratório Organizacional (laboratório de práticas secretariais). Em 2005 assumiu como docente no curso de Bacharelado em Secretariado Executivo da Universidade Federal do Amapá-AP, permanecendo por 4 anos, dedicando-se a coordenação do curso (2006) e a coordenação de estágios e orientação de trabalhos de conclusão de curso. Cursou Especialização em Gestão Empresarial pela FURG-RS(2000) e também Especialização em Docência do Ensino Superior pela UGF-RJ(2009). Com o objetivo de dedicar-se integralmente a docência sejam em cursos técnicos ou superiores, cursou Mestrado em Educação (2011). Desde 2010, é secretária-executiva da Universidade Federal de Pelotas-RS. Ao longo de seus quinze anos de carreira, tem atuado nas áreas de gestão secretarial, estágio, eventos, correspondência, arquivologia, etiqueta pessoal e profissional, tendo publicado um capítulo de livro e o Livro Secretariado Executivo para Concursos. Currículo Lattes.
Minicurso: Dealing with English pronunciation in worldwide communication 20160328_131118
Alison Roberto Gonçalves

Alison Roberto Gonçalves é doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Inglês – Estudos Linguísticos, na Universidade Federal de Santa Catarina. Possui mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pelo mesmo programa (2014), e graduação em Letras Português/ Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2011). Realiza pesquisa em Aquisição de Língua Estrangeira em interface com a Psicolinguística. É membro do Núcleo de Pesquisa em Fonética e Fonologia Aplicada à Língua Estrangeira (NUPFFALE) e do Núcleo de Pesquisa e Ensino de Português como Língua Estrangeira (NUPLE). Também integra o Laboratório de Fonética Aplicada (FONAPLI) e o GT de Fonética e Fonologia da ANPOLL. Tem interesse pelos seguintes eixos de pesquisa: aquisição de língua estrangeira; bilinguismo e multilinguísmo; fonética acústica; processamento da linguagem; variáveis linguísticas e não-linguísticas que influenciam a aquisição da fala em língua estrangeira. Tem experiência com ensino de Inglês para brasileiros e de Português como Língua Estrangeira. Currículo Lattes.

Minicurso: Ensino de tradução no contexto do Secretariado servletrecuperafotoEdelweiss Vitol GyselFilipe
Filipe Mendes Neckel

Edelweiss Vitol Gysel possui graduação em Letras Inglês (2009) e mestrado em Estudos da Tradução (2013) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução – PGET, desenvolvendo pesquisa no contexto de Formação de Tradutores com base na Competência Tradutória. Seus interesses de pesquisa concentram-se em: (i) Análise Textual e Tradução na interface entre Estudos da Tradução e Linguística Sistêmico Funcional (LSF), (ii) Tipologia Textual com Base em Contexto, (iii) Didática de Tradução com base na Abordagem por Tarefas de Tradução, e (iv) Formação de Tradutores com base na Competência Tradutória. Currículo Lattes.

Filipe Mendes Neckel é bacharel em Letras Alemão – Português pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), graduado em 2007, possui mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina, no Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução (PGET), onde realizou uma tradução comentada da obra de Jirí Levý – Die literarische Übersetzung: Theorie einer Kunstgattung. Atualmente faz doutorado no mesmo programa, trabalhando com didática de tradução, com foco no ensino da metalinguagem da tradução em um curso de Introdução aos Estudos da Tradução. Currículo Lattes.

Minicurso: Marketing pessoal Martin_de_La_Martiinere_Petroll_by_Joice_BalboaMartin de La Martinière Petroll

Professor do Departamento de Ciências da Administração do Centro Socioeconômico da Universidade Federal de Santa Catarina (CAD/CSE/UFSC – desde agosto de 2013). Doutor (2013) em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná (UFPR) com período de doutorado-sanduíche na Boston College (Boston/MA/EUA). Mestre (2007) em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado (2003) em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Tem experiência na área de Administração, Marketing, Atenção Visual, Eye tracking, Comunicação e no EAD. Atua principalmente em comportamento do consumidor e em comunicação/propaganda. Currículo Lattes.

Minicurso: Construção de um projeto de pesquisa

servletrecuperafoto

Katia Denise Moreira

Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra Profissional em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Gestão de Pessoas e Processos pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis (CESUSC). Graduada em Letras – Secretariado Executivo em Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Secretária Executiva e Chefe de Expediente da Coordenadoria do Curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora em Administração e em Secretariado. Currículo Lattes.

Minicurso: O papel do profissional em Secretariado na cultura organizacional servletrecuperafotoFrancisco Raimundo Sousa

Mestre em Letras Neolatinas (Estudos Linguísticos Neolatinos, opção Língua Espanhola), pela Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ); ESPECIALISTA em Metodologia do Ensino da Língua Espanhola, com complementação para o Magistério Superior, pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER/IBPEX); Especialista em Educação, com concentração em Pedagogia Escolar: Supervisão, Orientação e Administração, pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER/IBPEX); GRADUADO Bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue (Português/Espanhol), pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). PROFICIÊNCIA em Língua Espanhola nível superior DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera) emitido pelo MEC-Instituto Cervantes de Espanha; proficiência em Língua Espanhola CELU (Certificado de Español Lengua y Uso) emitido pelo MEC-Universidade Nacional de San Luis na Argentina. Foi professor de Língua Espanhola nas escolas públicas do Estado de Roraima, na Escola FISK/RR, no SENAC/RR, no Núcleo de Ensino de Línguas Estrangeiras (NUCELE/UFRR); é PROFESSOR efetivo (DE-40h) de Língua Espanhola no Curso de Secretariado Executivo da UFRR desde 2004. Currículo Lattes.

Minicurso: Uma análise filosófica do Código de Ética do profissional de Secretariado MariaAliceMaria Alice da Silva

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e Mestrado pela mesma instituição (2014). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSC com o projeto: Direitos legais para os animais não-humanos. Atua como Professora substituta no departamento de filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina nas disciplina: Ética e filosofia política. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética e Filosofia Política, principalmente nos temas que envolvem o Direito. Currículo Lattes.

Minicurso: Identidade e o mundo de trabalho do Secretário Executivo Marília Gabriela Lobato

Professora da Universidade Federal do Amapá. Coordenadora do curso de Secretariado Executivo da UNIFAP. Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá. Especialista em Gestão e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Tecnologia do Amapá. Pesquisa as influências do sistema capitalista e sua lógica predatória no mercado de trabalho, tendo como base as teorias marxistas, principalmente a partir das concepções de Marx e Lukács. Investiga também, os Processos secretarias em Instituições Públicas e Privadas no Estado do Amapá, assim como a Identidade do Secretário Executivo no Brasil. Currículo Lattes.

Oficina: A produção de artigos para o Secretariado servletrecuperafotoCristina de Souza Prim

Professora Colaboradora no curso de Pedagogia a Distância da Universidade Estadual de Santa Catarina. Possui doutorado em linguística pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em linguística pelo programa de Pós-Graduação em Lingüística da Universidade Federal de Santa Catarina e graduação em Letras – Língua e Literatura Vernáculas pela mesma universidade. Fez estágio doutoral na Universitat Autónoma de Barcelona de outubro de 2013 a agosto de 2014.Tem experiência com EaD, trabalhou como professora de gramática e redação em cursinho pré-vestibular comunitário, além de ter atuado como professora de Sintaxe no Programa de Estágio Docência na Unicamp no ano de 2012. Currículo Lattes.

Oficina: Comunicação assertiva foto-deniseDenise Zaninelli

Secretária Executiva da Presidência do Grupo Fleury desde 1994. Professora Universitária de Técnicas Secretariais na Universidade São Judas Tadeu (1ª.  a  3ª. séries) desde 2009. Pós Graduada, (Latu Sensu) em Assessoria Executiva pelo Centro Universitário Uni-Ítalo. Pós Graduada (Latu Sensu) em Gramática da Língua Portuguesa pela Faculdade São Marcos. Especialização em Secretariado Executivo pela Faculdade Ítalo Brasileira. Graduada no curso de Tradutores-Intérpretes, idioma Inglês, pela Faculdade Ibera Americana. Currículo Lattes.

Oficina: Criatividade e inovação: ferramentas de gestão para o secretário
servletrecuperafotoFernanda Cristina Sanches

Mestre em Ciências Ambientais (programa interdisciplinar) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Possui graduação em Secretariado Executivo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, graduação em Marketing e especialização em Engenharia de Produção pelo Grupo Educacional UNINTER. Atua como docente colaboradora do curso de Secretariado Executivo da UNIOESTE. Possui experiência de docência nas disciplinas de Planejamento e Gestão Estratégica, Técnicas Secretariais, Metodologia Científica e Marketing. Desenvolve pesquisas nas áreas de Secretariado Executivo, Pesquisa e Metodologia Científica, Educação e Gestão Ambiental, Turismo rural e Sustentabilidade. Currículo Lattes.

Oficina: Do Papel e Caneta para as Nuvens: Uso da TI nas Nuvens para aumento da produtividade pessoal e no trabalho. Job - ministranteJob Diógenes Ribeiro Borges

Analista de sistemas na Universidade Estadual de Maringá (UEM), graduado em processamento de dados pela UEM. Cursou mestrado e doutorado em Engenharia da Produção na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem como interesses principais, tecnologias emergentes, serviços em nuvem, automação de serviços de escritório, produtividade e sistemas de informações.

Oficina: Empreendedorismo Social AAEAAQAAAAAAAAMyAAAAJDUzOWQ5Mzc0LWI4OGQtNGM4OC1hMjAxLWNmOTBmNDkwYTllMg1Thiago José de Chaves

Mestre em Administração Gestão Internacional ESPM São Paulo (2014). Graduado em Administração de Empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina – ESAG (2011). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Aluno estrangeiro por 1 semestre na École Supérieure de Commerce Amiens Picardie (Grande Escola de Administração) França (2011). Consultor credenciado ao Sebrae/SC na área de empreendedorismo e responsabilidade social. Atualmente é professor na Faculdade Católica de Santa Catarina e no Centro de Administração – UFSC. Currículo Lattes.

Oficina: Gestão da Informação e Documentação: informações básicas para profissionais do Secretariado.

servletrecuperafotoPriscila Machado Borges Sena

Atualmente é Professora Substituta no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Possuí Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina/Florianópolis (2014). Especialização em Gestão do Conhecimento pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2012). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso/Rondonópolis (2009). Experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão documental, gestão da informação, bibliotecas na educação a distância. Participa do Grupo de Pesquisa Informação, Tecnologia e Sociedade (GrITS) e, do Grupo de Estudos em Biblioterapia, Bibliotecas Escolares e Leitura (GEBBEL), ambos da UFSC. Integra a Diretoria da Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB), gestão 2014-2015, na função de Assessora dos Grupos Especializados. Currículo Lattes.
Oficina: Gestão de conflitos

servletrecuperafoto

Katia Denise Moreira

Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra Profissional em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Gestão de Pessoas e Processos pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis (CESUSC). Graduada em Letras – Secretariado Executivo em Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Secretária Executiva e Chefe de Expediente da Coordenadoria do Curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora em Administração e em Secretariado. Currículo Lattes.
Oficina: Redação Oficial e Empresarial: Abaixo ao burocratês! servletrecuperafotoFernanda Leal Doutoranda em Administração (ESAG/UDESC), mestre em Administração (PPGADM/UFSC), especialista em Secretariado Executivo – Gestão de Pessoas e Processos (CESUSC), bacharel em Secretariado Executivo Inglês (UFSC) e tecnóloga em Comércio Exterior (UNISUL). Secretária-executiva e Coordenadora de Apoio Administrativo da Secretaria de Relações Internacionais da UFSC. Coordenadora institucional substituta do Programa Ciência sem Fronteiras. Ministrante do curso “Redação Oficial” da Coordenadoria de Capacitação de Pessoas da UFSC. Criadora e administradora das páginas redacaooficial.ufsc.br, oportunidadesinternacionais.ufsc.br e secretariadoexecutivo.ufsc.br. Pesquisadora nas áreas de Administração e Secretariado Executivo, atualmente com ênfase na Internacionalização da Educação Superior. Parecerista da Revista de Gestão e Secretariado (GeSec). Recebeu menção honrosa pelos trabalhos apresentados nos seguintes eventos científicos: Congresso dos Secretários das Universidades Brasileiras – CONSUB 2012 (1º lugar), Congresso Internacional de Secretariado – COINS 2013 (2º lugar), Prêmio Científico de Produção Acadêmica/Científica em Secretariado – 2014 (1º lugar) e Encontro Nacional dos Estudantes de Secretariado – ENESEC 2014. Currículo Lattes.
Oficina: Trabalho em equipe na área de Secretariado (ações coletivas) servletrecuperafotoKeila Raquel Wenningkamp Doutoranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA) / UNIOESTE. Mestra em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA) pela UNIOESTE (2015). MBA em Gestão Empresarial pela Unipar (2010). Bacharela em Secretariado Executivo pela UNIOESTE (2008). Professora colaboradora do Curso de Secretariado Executivo – UNIOESTE, Campus de Toledo. Disciplinas ministradas: Técnicas de Secretariado Executivo I, Técnicas de Secretariado Executivo II, Marketing, Gestão Secretarial Executiva, Planejamento e Gestão Estratégica, Estágio Supervisionado I, Estágio Supervisionado II, orientações de estágio I e II. Membro do Grupo de Pesquisa em Secretariado Executivo Bilíngue (GPSEB). Associada fundadora e secretária adjunta da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado(ABPSEC). Realiza pesquisas nas temáticas: técnicas secretariais, gestão secretarial, contexto e perfil profissional do secretariado, agronegócio e ações coletivas. Currículo Lattes.