Orientações para submissão de trabalhos

1 INFORMAÇÕES GERAIS E SUBMISSÃO

Serão aceitos trabalhos (completos e resumos expandidos) resultantes de pesquisa teórica ou teórica-empírica desenvolvidas no âmbito do Secretariado.

O trabalho deverá ser redigido em língua portuguesa, com redação e ortografia adequadas, pois a versão enviada será definitiva. Não serão permitidas substituições.

O trabalho deverá ser inédito, não tendo sido publicado sob qualquer forma impressa ou eletrônica, devendo assim permanecer até o término do evento. Com a submissão do trabalho, os autores estão automaticamente autorizando sua publicação nos anais do VIII ENESEC.

O trabalho poderá ter até quatro autores. Cada autor poderá submeter até cinco trabalhos (somando trabalhos completos e resumos expandidos) e apresentar durante o evento até três trabalhos (somando comunicação oral e pôster).

As submissões serão aceitas no período de 15 de fevereiro a 27 de abril de 2016, somente pelo e-mail diretoria@abpsec.com.br, com cópia para o e-mail enesec2016@contato.ufsc.br e deverão ser realizadas pelo autor principal, da seguinte forma: Colocar no título do e-mail “Submissão de Trabalho” no GT (indicar o número do grupo de trabalho). Até o prazo de cinco dias o remetente receberá a confirmação de recebimento da submissão da ABPSEC.

Os trabalhos (completos e resumos expandidos) deverão estar relacionados a um dos Grupos de Trabalhos.

2 ESTRUTURAÇÃO E FORMATAÇÃO

2.1 TRABALHO COMPLETO

A submissão do trabalho completo deve ser feita mediante o envio de dois arquivos distintos, no mesmo e-mail.

Arquivo 1: será usado no processo de avaliação. Por isso, antes do envio, o autor deve assegurar-se de que o arquivo não apresenta nenhuma identificação, inclusive no item “propriedades”. Este arquivo deve conter:

Grupo de trabalho Informar para qual GT o autor está submetendo o trabalho.
Título Letras maiúsculas, centralizado na página, negrito.
Resumo Entre 10 e 15 linhas, justificado na página. O texto deverá iniciar na mesma linha do item, contemplando objetivos, problemática, justificativa, abordagem teórica, metodologia e principais conclusões.
Palavras-chave Apresentar três palavras-chave, separadas por ponto.
Introdução Constar apresentação do tema, problemática (com questão de pesquisa), objetivos, justificativa e estrutura do texto.
Referencial Teórico Discorrer em torno do aporte teórico utilizado para fundamentar o estudo.
Procedimentos Metodológicos Detalhar todos os métodos e técnicas de pesquisa utilizados na realização do estudo.
Resultados e discussões Apresentar os dados e resultados obtidos interpretando-os a luz do referencial teórico. Podem ser usadas ilustrações (figuras, quadros, tabelas, gráficos) para complementar as explicações desde que não repitam os dados já descritos no texto.
Considerações Finais Deixar claro o que se obteve com os objetivos delineados e a investigação realizada, além de apresentar as contribuições do estudo para o Secretariado.
Referências Listar todas as citadas no texto, de acordo com as normas da ABNT.

Arquivo 2: será usado para publicação nos anais. Este arquivo deve conter os mesmos elementos do arquivo 1, adicionando-se a autoria (nome(s) completo(s), instituição e e-mail do(s) autor(es)) entre o título e o resumo.

O trabalho poderá ter até quatro autores. Cada autor poderá submeter até cinco trabalhos (somando trabalhos completos e resumos expandidos) e apresentar, durante o evento, até três trabalhos (somando comunicação oral e pôster).

Clique aqui para acessar o modelo de formatação de trabalho completo.

Formatação Geral do Trabalho Completo

O trabalho completo deverá obedecer às normas de formatação. Anterior à avaliação do conteúdo será verificado o cumprimento da formatação exigida e em caso de descumprimento de uma das normas o trabalho será automaticamente desclassificado.

  • Papel: A4 (29,7 x 21 cm);
  • Editor de texto: word for windows;
  • Margens: superior: 3 cm, inferior: 2 cm, esquerda: 3 cm, direita: 2 cm;
  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12;
  • Espaçamento entre linhas: simples;
  • Parágrafo: recuo de 1,5cm, sendo o texto justificado na página;
  • Número de páginas: mínimo de 8 (oito) e máximo de 16 (dezesseis), incluindo ilustrações, bibliografia e nota de final de texto;
  • Paginação: inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito;
  • Ilustrações, tabelas e gráficos: toda forma de representação utilizada no trabalho deverá ser nomeada (título e origem) de acordo com as normas da ABNT vigentes. Usar Excel ou Power Point, vinculados ao Word, com texto em fonte Times New Roman, corpo 10;
  • Citações e referências bibliográficas: as citações deverão ser inseridas no corpo do texto, incluindo o sobrenome do autor da fonte, a data de publicação e o número de página (se for o caso), conforme normas da  ABNT. As referências bibliográficas completas do(s) autor(es) citado(s) deverão ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto, de acordo com as normas da ABNT;
  • Obedecer às  demais normas da ABNT.

2.2 RESUMO EXPANDIDO

Serão aceitos resumos expandidos resultantes de pesquisas, desenvolvidas ou em desenvolvimento, no âmbito do Secretariado, que estejam relacionadas com um dos Grupos de Trabalhos do evento.

A submissão do resumo expandido deve ser feita mediante o envio de dois arquivos distintos, no mesmo e-mail.

Arquivo 1: será usado no processo de avaliação. Por isso, antes do envio, o autor deverá assegurar-se de que o arquivo não apresente nenhuma identificação, inclusive no item propriedades. Este arquivo deve conter:

Grupo de trabalho Informar para qual GT o autor está submetendo o trabalho.
Título Letras maiúsculas, centralizado na página, negrito.
Introdução Apresentar sucintamente o tema, o problema da pesquisa (com questão de pesquisa), os objetivos do trabalho e a justificativa para a metodologia do estudo.
Referencial Teórico Mencionar os autores e os principais conceitos/teorias que fundamentam a investigação.
Procedimentos Metodológicos Informar, pelo menos, o tipo de pesquisa, classificação da pesquisa, método de pesquisa, técnicas de coleta e análise dos dados.
Resultados e discussões a) para os trabalhos em andamento: apresentar aqueles já obtidos ou previsão de resultados; e b) para os trabalhos já concluídos: apresentar resultados e conclusões finais. Esse procedimento se aplica, inclusive, às investigações de natureza bibliográfica, nas quais se espera que sejam apresentadas as considerações a respeito da pesquisa investigada, com índice de autoria.
Considerações Finais Deixar claro o que se obteve com os objetivos delineados e as contribuições do estudo para a área secretarial.
Referências Listar todas as citadas no texto, de acordo com as normas da ABNT.

Arquivo 2: será usado para publicação nos anais. Este arquivo deve conter os mesmos elementos do arquivo 1, adicionando-se a autoria (nome(s) completo(s), instituição e e-mail do(s) autor(es)) entre o título e o resumo. O resumo pode ter até quatro autores. Cada autor pode submeter até cinco trabalhos (somando trabalhos completos e resumos expandidos) e apresentar durante o evento até três trabalhos (somando comunicação oral e pôster).

Clique aqui para acessar o modelo de formatação de resumo expandido.

Formatação Geral do Resumo Expandido

O resumo expandido deve obedecer às normas de formatação. Anterior à avaliação do conteúdo será verificado o cumprimento da formatação exigida e em caso de descumprimento de uma das normas o resumo será automaticamente desclassificado.

  • Papel: A4 (29,7 x 21 cm);
  • Editor de texto: word for windows;
  • Margens: superior: 3 cm, inferior: 2 cm, esquerda: 3 cm, direita: 2 cm;
  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12;
  • Espaçamento entre linhas: simples;
  • Parágrafo: recuo de 1,5cm, sendo o texto justificado na página;
  • Número de páginas: mínimo de duas e máximo de três páginas;
  • Ilustrações, tabelas e gráficos: toda forma de representação utilizada no trabalho deverá ser nomeada (título e origem) de acordo com as normas da ABNT vigentes. Usar Excel ou Power Point, vinculados ao Word, com texto em fonte Times New Roman, corpo 10;
  • Citações e referências bibliográficas: as citações deverão ser inseridas no corpo do texto, incluindo o sobrenome do autor da fonte, a data de publicação e o número de página (se for o caso), conforme normas da  ABNT. As referências bibliográficas completas do(s) autor(es) citado(s) deverão ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto, de acordo com as normas da ABNT;
  • Obedecer às demais normas da ABNT.

3 PUBLICAÇÃO NOS ANAIS E APRESENTAÇÃO

3.1 TRABALHO COMPLETO

  • Os trabalhos completos aprovados serão publicados nos anais do evento desde que, pelo menos, um dos autores do trabalho esteja inscrito no evento e o trabalho seja apresentado durante o evento;
  • Os trabalhos completos aprovados deverão ser apresentados exclusivamente no formato de comunicação oral, por, pelo menos, um dos autores, no dia e horário previstos no cronograma do evento;
  • Tempo: o tempo disponível para cada apresentação será informada no cronograma de apresentações a ser divulgada até o dia 1º de junho de 2016;
  • Equipamentos: estará disponível um microcomputador e um aparelho de projeção em cada sala de apresentação;
  • Certificados: os certificados de apresentação serão disponibilizados online para todos os autores inscritos.

3.2 RESUMOS EXPANDIDOS

  • Os resumos expandidos aprovados serão publicados nos anais do evento desde que, pelo menos, um dos autores do trabalho esteja inscrito no evento e o trabalho seja apresentado durante o evento;
  • Os resumos expandidos aprovados serão apresentados exclusivamente no formato de pôster, por, pelo menos, um dos autores, no horário previsto no cronograma do evento;
  • O pôster deverá ter 1,0 m de altura por 0,7 m de largura. Será aceito apenas um pôster por trabalho;
  • Deverão constar da estrutura do pôster: cabeçalho (título do trabalho evidenciado, nomes dos autores, nome do professor orientador (quando for o caso) e instituição onde o trabalho foi realizado), introdução, com a problematização, questão de pesquisa e objetivos, referencial teórico, metodologia, resultados, considerações finais e referências;
  • Caso o autor seja bolsista (qualquer modalidade) é obrigatório indicar o programa ou o órgão de fomento a que está vinculado;
  • Os pôsteres deverão ser disponibilizados à comissão organizadora para exposição no dia 29 de junho de 2016 (no credenciamento), permanecendo até o final completo do evento;
  • Certificados: os certificados de apresentação serão disponibilizados online para todos os autores inscritos no evento.

4 COMISSÃO CIENTÍFICA E AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

O processo de recebimento e avaliação dos trabalhos, bem como divulgação dos resultados é de responsabilidade da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC) e será coordenado pela diretoria em exercício. Os casos omissos que surgirem durante o processo serão avaliados e resolvidos pela referida diretoria.

A avaliação dos trabalhos será realizada pelos docentes associados à ABPSEC.

Cada trabalho será avaliado por, pelo menos, dois avaliadores, que emitirão parecer qualitativo do texto com base nos critérios do evento e que, posteriormente, serão enviados ao autor principal. A avaliação será realizada pelo sistema Double BlindReview, garantindo o não reconhecimento da autoria do texto bem como dos pareceres.

Critérios de avaliação:

  • Contribuições do estudo ao avanço do conhecimento no campo secretarial;
  • Relevância das temáticas propostas, evidenciando pertinência aos objetivos do evento;
  • Contemplação de pesquisa teórica ou empírica no âmbito do secretariado e seus resultados;
  • Consistência teórica; pontuando as principais questões que norteiam o trabalho;
  • Harmonia entre questões e abordagens teóricas, apresentando domínio teórico-argumentativo que evidencie a consistência do trabalho;
  • Clareza e coesão do trabalho. Revelando precisão, correção e estilo do texto, com obediência ao padrão da escrita científico-acadêmica;
  • Aspectos metodológicos da pesquisa descritos e adequados para os objetivos do estudo;
  • Pertinência e abrangência das conclusões;
  • Referências utilizadas adequadas e atualizadas.

A avaliação do trabalho também compreende a atribuição de uma nota, podendo variar de zero a dez. Será feita a média aritmética das notas que será usada para concessão de menção honrosa.

5 MENÇÃO HONROSA

A ABPSEC concederá menção honrosa ao(s) autor(es) dos três trabalhos que receberem melhor avaliação no evento.

A menção honrosa será feita no final do evento, na sexta-feira, à noite.

6 CRONOGRAMA

Atividade

Prazo

Submissão de trabalhos De 15 de fevereiro a 27 de abril de 2016.
Avaliação dos trabalhos De 20 de abril a 20 de maio de 2016.
Divulgação dos resultados 23 de maio de 2016.
Inscrição de autores no evento os autores poderão se inscrever no evento até o dia 1º de junho de 2016, sendo o valor da inscrição o correspondente ao da data 31 de março de 2016.
Divulgação do cronograma de apresentações 10 de junho de 2016.

7 VALORES DE INSCRIÇÕES

Categoria Valores até 31/3/2016
Alunos de graduação e cursos técnicos associados da ABPSEC R$ 60,00
Egressos dos cursos técnicos, tecnológicos, e bacharelados que concluíram o curso nos anos de 2014 ou 2015. R$ 60,00
Alunos de graduação e cursos técnicos R$ 160,00
Professores, profissionais da área, e estudantes de pós-graduação associados da ABPSEC R$ 80,00
Professores, profissionais da área, e estudantes de pós-graduação R$ 230,00

Caravanas com trinta participantes terão desconto de R$ 5,00 por inscrição, independentemente da categoria. Para registrar a caravana e seus membros, solicitamos que o líder do grupo entre em contato pelo e-mail enesec2016@contato.ufsc.br.

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